ONLAYS E INLAYS

Os Onlays e Inlays são usados na reconstrução parcial de um dente, de uma forma estética. Dentes com grande destruição, seja por cárie ou fratura, precisam de reconstrução estética e funcional. Os Onlays e Inlays são cópias da estrutura que foi destruída, feitas em laboratório, devolvendo a forma original do elemento.


Hoje este tipo de reconstrução também é usado na substituição do amálgama e no fechamento do espaço entre um dente e outro, quando neste espaço ocorre acúmulo de alimento e inflamação gengival.

Os Onlays e Inlays devolvem o formato e cor do dente com naturalidade, e são ótimas opções de tratamento em dentes destruídos.



PERGUNTAS FREQUENTES


Quando há destruição dental, não posso colocar uma restauração (obturação)?

Depende do tamanho da destruição. Dentes com apenas uma cúspide quebrada ou apenas uma parte central do dente destruída são facilmente restauradas com resina composta (restauração estética). Mas se a destruição for mais de 30% do dente, já se recomenda o uso de uma peça feita no laboratório, que tem maior resistência a mastigação e impedirá que o restante do dente frature posteriormente.

Quais as vantagens dos Onlays e Inlays?

São muito mais resistentes a fratura do que uma restauração comum, são mais estéticos pois são feitos fora da boca por um laboratório especializado, tem maior durabilidade e fecham o espaço interdental o suficiente para evitar o acúmulo de alimentos.

Devo trocar minhas restaurações antigas (prateadas) por Onlays/Inlays?

O profissional deve avaliar a necessidade da troca. Se houver infiltrações ou fraturas na restauração antiga, deve-se trocar para evitar fraturas totais ou infecção do canal dentário. Caso as restaurações estejam bem adaptadas e livre de infiltrações, deve-se manter as restaurações de amálgama e acompanhar de ano em ano.

Como deixo minhas restaurações todas branquinhas e estéticas?

Os Onlays e Inlay são uma ótima opção estética. Por serem realizados em cerâmica ou cerômeros, as Onlays e Inlays proporcionam uma circulação perfeita da luz em todo o dente e permitirem caracterizações através de pintura externa, que mimetiza o dente em sua condição natural, buscando devolver a beleza perdida ao dente.

Quantas sessões o tratamento demora?

Em média 3 sessões. Primeiramente faz-se a moldagem, depois prova-se a estrutura e finalmente na última sessão, já com o Onlay/Inlay polido e da cor certa, ele é cimentado definitivamente.

Qual a durabilidade dos Onlays/Inlays? Eles mancham com o tempo?

Durabilidade é alta, dependendo dos cuidados e hábitos do paciente. Não mancham com o tempo e sem mantém estéticos por todo o período.