IMPLANTES DENTÁRIOS

Os implantes dentários são confeccionados em titânio (atualmente também em zircônia) e visam substituir uma ou várias raízes dos dentes perdidos, possibilitando a confecção de dentes sobre esses implantes, devolvendo a mastigação e estética perdidas.

 

 


implante2

Os implantes dentários são instalados por uma cirurgia simples, rápida e indolor. Como são substitutos de raízes, posteriormente a cirurgia, será fixada sobre o implante dentário uma coroa dentária (dente) para recuperar a mastigação e aparência natural. O dente é uma estrutura independente do implante dentário, e pode ser feito de diversos materiais como porcelana, zircônia, resina ou metal.

Após o período de osseointegração (3 a 5 meses), o paciente retorna para confecção do dente definitivo, que após ser conectado ao implante torna-se parte integrante do paciente, muito semelhante a um dente natural. Hoje também o dentista conta com o implante de carga imediata, que pode ser fixado e receber dentes na mesma hora, desde que haja uma condição bucal favorável para tal.

Até pouco tempo atrás, a cirurgia de implantes tinha estigma de ser cara e complicada, além de dolorosa. Hoje, graças a inúmeros avanços científicos, esse quadro mudou, e os pacientes podem voltar a ter dentes tão estéticos e funcionais quanto os naturais, com um custo reduzido e conforto bastante melhorado. Exames digitais, com visualização 3D, tornam o planejamento e o procedimento para colocação dos implantes simples, previsível e seguro.

Os implantes e implantes de carga imediata podem ser utilizados para fixar qualquer tipo de reabilitação oral, coroas em porcelana unitárias, próteses dentárias fixas parciais ou de todos os dentes e ainda dentaduras (overdenture).

Temos na SB Odontologia, clínica odontológica na região de Perdizes e Pompeia, zona oeste de São Paulo, um grande diferencial que é a nossa equipe de implantodontistas constituída por dentistas com formação na USP, professores universitários e de cursos de pós-graduação, solucionando desde os casos mais simples até os mais complexos, de forma segura e também acessível financeiramente.

 



PERGUNTAS FREQUENTES


Pra que servem os implantes dentários?

Servem para substituir os dentes perdidos. São raízes artificiais. Sobre os implantes são instalados os dentes (coroas).

A inserção dos implantes dói?

Não, nem um pouco. O paciente recebe anestesia local e fica totalmente anestesiado. Não sente nada e conseguem até dormir durante o procedimento.

Quanto tempo de procedimento?

Cada implante dentário é colocado em aproximadamente 30 minutos, da anestesia á sutura.

Qualquer dentista pode fazer os implantes dentários?

Teoricamente sim, mas confiar sua boca á qualquer um seria imprudência. Procure cirurgiões-dentistas com especialização e pós-graduação no assunto, em Implantodontia ou Cirurgia Buco-Maxilo-Facial. Estes profissionais estarão mais aptos ao procedimento.

Depois de quanto tempo posso colocar o dente definitivo?

Depende da região, os implantes dentários de carga imediata permitem a colocação de dentes no mesmo dia (provisório) e logo após o definitivo. Em áreas de maior carga mastigatória recomenda-se esperar o tempo de osseo-integração, que é de 3 a 5 meses.