OVERDENTURE

overdeture

Uma Overdenture é uma prótese total especial, que possui fixação aumentada graças a “botões de encaixe de precisão” que são instalados na parte interna da prótese, que se fixam em encaixes em 2 ou 3 dentes ou implantes existentes na boca do paciente.

Isso proporciona maior conforto, melhor mastigação e segurança ao paciente.


 


PERGUNTAS FREQUENTES


Qual é a expectativa de vida útil das overdentures?

A vida útil de uma overdenture e dos implantes pode depender de vários fatores, mas os implantes ou dentes que sustentarão os “botões de encaixe” podem durar uma vida toda e, com estudos atuais, já se tem acompanhamento de 30 anos ou mais. Fatores que podem afetar a vida de implantes e dentes incluem hábitos gerais de higiene oral, saúde geral e outros hábitos como ranger de dentes e fumar. É possível que apenas as partes internas da prótese total (dentadura) tenham de ser substituídas, devido a desgaste ou a deterioração. Também depende se a overdenture é para o maxilar superior ou inferior, e por quantos implantes/ou dentes for suportada.

Como é a manutenção das overdentures?

Todos os implantes devem ser bem higienizados pois, vale lembrar que eles são integrados no osso. Isso significa que o cuidado deve ser tomado para evitar qualquer infecção ou inflamação em torno de todos os implantes, pois isso pode fazer com que o osso circundante reabsorva, o que poderia, eventualmente, afrouxar e até soltar os implantes.

As chances dessa situação acontecer podem ser diminuídas, com consultas regulares a seu dentista, e também com a limpeza efetiva da overdenture e dos implantes todo dia. Isto deve envolver uso de fio dental ao redor dos implantes, escovas especiais interdentais e jatos de água pressurizados, como o ‘WaterPik’.