ORTODONTIA

Um sorriso bonito, dentes alinhados e uma função mastigatória adequada não é apenas uma questão de estética, mas também de saúde. Uma boca com dentes bem posicionados é mais saudável, pois a higiene é facilitada e os músculos da mastigação não sofrem estresse desnecessário quando a mordida está equilibrada.

Cada vez mais, não somente jovens, mas também adultos e até mesmo pessoas na terceira idade estão procurando pelo tratamento ortodôntico, seja para corrigir problemas funcionais ou por estética. Muitas vezes é a opção mais conservadora e menos agressiva para a saúde bucal, independente da idade do paciente.

Em crianças pequenas é possível realizar o tratamento com a Ortopedia Funcional, com aparelho móvel, tratando precocemente maloclusões que poderiam se agravar com o crescimento.

Trabalhamos com diversos tipos de aparelhos. Com o aparelho fixo convencional, aparelho auto ligado, alinhadores estéticos (Invisalign) e aparelho móvel, obtendo resultados excelentes no tratamento. Consulte-nos para saber qual aparelho é o mais indicado para o seu caso.

 

Aparelhos Fixos Autoligados

Hoje em dia, a filosofia de tratamento mais recomendada é a do Damon System, que possui tecnologia avançada, alcançando os resultados de forma mais rápida e mais segura para os dentes e estruturas vizinhas.

Com o uso de forças leves e menor atrito entre os componentes do aparelho, os dentes se movem com facilidade sem causar problemas graves como a periodontite, que é a inflamação dos tecidos de suporte dos dentes, o que pode levar até a perda dos elementos dentários.

 

O aparelho ortodôntico do tipo Damon System é um aparelho fixo, porém não possui a “borrachinha” colorida segurando o fio no braquete. É designado aparelho auto-ligado justamente por isso, ele se liga ao fio sem o uso dos elásticos. Cada braquete possui uma portinhola que abre e possibilita a colocação do fio dentro do braquete. Esse é o segredo para que o atrito seja quase nulo e possibilite a movimentação dos dentes com maior facilidade e segurança. No aparelho com elásticos, para compensar o atrito existente, era necessário aplicar uma força maior na ativação do aparelho, o que prejudicava a raiz dentária, o osso adjacente e o ligamento existente entre os dois.

 

ortodontia4

Vantagens do Sistema Damon:
• Menor necessidade de extrações dentárias;
• Ausência de borrachinhas, mais higiênico;
• Maior conforto do paciente;
• Menos dor durante o tratamento;
• Tratamento mais rápido;
• Menor número de consultas;
• Preço fixo.

 

 

Alinhador Ortodôntico – INVISALIGN

O Invisalign é um aparelho ortodôntico considerado “invisível” por ser muito discreto e praticamente imperceptível. Hoje em dia é o aparelho que possui a mais avançada tecnologia, planejado digitalmente em 3D. O Invisalign consiste em alinhadores “placas” transparentes e removíveis  que são trocadas a cada 2 semanas aproximadamente, dependendo do planejamento do seu tratamento. Esses alinhadores são impressos digitalmente exclusivamente para você, se adaptam perfeitamente, são muito mais confortáveis do que aparelhos fixos com brackets. 

Atualmente todos os casos podem ser tratados com Invisalign e o tempo de tratamento varia de acordo com a complexidade do caso, após o planejamento digital você já saberá quantos alinhadores serão necessários para o seu caso.

Uma grande vantagem de usar Invisalign, além da estética, é a higiene bucal, que poderá ser realizada normalmente, sendo possível passar fio e escovar os dentes sem os incômodos brackets e fios metálicos da ortodontia fixa.

Quase ninguém irá reparar que você está fazendo tratamento ortodôntico!

Clique aqui para saber mais!

 



PERGUNTAS FREQUENTES


Adultos também podem usar aparelho ortodôntico?

Sim, hoje em dia não são somente as crianças e adolescentes que usam aparelhos ortodônticos. O processo de movimentação dos dentes ortodonticamente independe da idade, mas cada caso deve ser avaliado por um ortodontista para saber qual o tratamento adequado.

Quanto tempo dura o tratamento ortodôntico?

Geralmente o tratamento varia de 18 a 36 meses, mas em alguns casos pode ser concluído antes ou se prolongar por mais tempo, depende do tipo de oclusão, resposta do organismo e cooperação do paciente.

O tratamento ortodôntico é apenas estético ou tem outros benefícios?

A finalidade principal é restabelecer a oclusão ideal do paciente. Dessa forma o paciente irá gozar de uma mastigação correta, não sobrecarregará a ATM (articulação temporo-mandibular) e será capaz de realizar uma adequada higiene bucal.

Após o tratamento os dentes podem voltar para a posição inicial?

Os dentes podem sofrer certa reacomodação após o término do tratamento, por isso é importante um bom planejamento e o uso dos aparelhos de contenção.