PRÓTESE FIXA

protese-fixaA Prótese Fixa é a prótese que cumpre a função de substituir um ou mais dentes que foram perdidos ou destruídos, em virtude de cáries ou traumatismos, e são fixas na boca. São conjuntos de coroas dentais, presas sobre dentes ou implantes, feitas de porcelana.

Na SB Odontologia utilizamos também os sistemas de porcelana com metal e também as chamadas coroas metal-free, que são materiais que conferem maior naturalidade estética na prótese fixa por não possuírem metal na sua composição.


protese-fixa2

As coroas em porcelana, com ou sem metal, são hoje uma excelente opção para fechamento de espaços entre os dentes (diastemas); restaurar dentes escurecidos, manchados ou quebrados; corrigir dentes tortos anteriores, com grande eficiência e durabilidade.



PERGUNTAS FREQUENTES


O que é uma prótese fixa?

A prótese fixa é aquela que reabilita a destruição ou perda, seja de um ou vários dentes, de maneira fixa na boca. Este é o tipo de prótese que mais se aproxima em termos estéticos e funcionais dos dentes naturais.

Quando a prótese fixa é indicada?

Quando há falta de um dente, e não se pode usar implantes dentários para ancoragem do novo dente. A prótese fixa não necessita de cirurgia e é opção para aqueles que querem evitá-la ou que tenham restrição clínica para cirurgia.

Para confecção de prótese fixa há desgaste dental?

É necessário um preparo dental para que a prótese (dentes de porcelana) encaixem de maneira estética, e para que os dentes naturais que receberão este revestimento não aumentem muito de volume. Em alguns casos é necessário também o tratamento de canal dos dentes de suporte, dependendo da inclinação e quantidade de desgaste. O tratamento de canal será realizado quando seus benefícios para longevidade da prótese forem indicados.

O paciente pode ficar sem os dentes durante o tratamento?

Não. Um bom dentista supre o seu paciente com o uso de uma prótese provisória estética, possibilitando mastigar, falar e sorrir, satisfatoriamente, durante o tratamento.

Como faço a limpeza desta prótese?

As próteses fixas unitárias, quando bem desenhadas e bem adaptadas marginalmente, comportam-se como dentes naturais na sua limpeza e exigem do paciente os mesmos cuidados, isto é, boa escovação na técnica e no tempo corretos, complementada pelo uso do fio ou fita interdental. Os portadores de pontes fixas necessitam de dispositivos especiais: passadores de fio dental, escovas interdentais ou jatos pressurizados, como ‘WaterPik’, para a limpeza dos espaços protéticos, e escovação normal para as demais áreas.

O resultado estético é bom?

Sim, muito bom. As cerâmicas de última geração são materiais com melhor resultado estético, e por isso mais utilizado no mundo.

Qual a durabilidade de uma prótese dental fixa?

A prótese fixa tem durabilidade de vários anos, dependendo dos cuidados, higiene e hábitos de cada paciente. Um controle anual e outros cuidados garantem a longevidade da prótese.