CIRURGIA DE IMPLANTES GUIADA – MINIMAMENTE INVASIVA

A busca pela otimização das técnicas cirúrgicas com implantes é constante. Nos últimos 30 anos, os implantes dentários passaram a ser cada vez mais, uma alternativa segura e previsível para as ausências dentais. Recentemente, o avanço das tomografias computadorizadas e das técnicas de prototipagem 3D, trouxeram uma nova filosofia para reabilitação com implantes: a cirurgia de implantes guiada.

A cirurgia de implantes guiada, é a cirurgia planejada previamente no computador, que cria “guias”, que são feitas em acrílico, por uma impressora 3D. Estas guias fornecem a posição exata de instalação, inclinação, tamanho e posicionamento entre os implantes, para que no momento da cirurgia, não seja necessário a incisão convencional com uso de bisturi em toda a área a ser operada, mas sim apenas micro orifícios minimamente invasivos somente no local correto, evitando assim suturas, erros de posicionamento, cicatrizes e melhorando o pós-operatório.

Hoje em dia, além de mais segurança e conforto nos procedimentos, pacientes exigem a mais alta qualidade e excelência nos resultados estéticos, com um número mínimo de consultas. Para satisfazer estas expectativas, a cirurgia de implantes guiada permite que haja um planejamento digital prévio ao tratamento, definindo a estética dental antes mesmo do procedimento ser realizado. Esta inovação, juntamente com uma abordagem da equipe multidisciplinar, aumenta a qualidade do trabalho final, a eficiência cirúrgica, e reduz o número de consultas.

 


Vantagens da cirurgia guiada:
  • Cirurgia sem cortes. (Apenas micro acessos)
  • Maior precisão, evitando muitas vezes o uso de enxertos.
  • Previsibilidade maior da estética dental no computador, antes mesmo da cirurgia.
  • Melhor recuperação pós-cirúrgica, sem pontos.
  • Menor tempo de instalação dos implantes.
  • Menos consultas e mais qualidade final.

Após a cirurgia de implantes guiada, o pós-operatório e recuperação do paciente é mais simples se comparada a uma cirurgia convencional. O fato também de haver um planejamento prévio, permite que o paciente possa colocar os dentes no mesmo dia, na maioria dos casos, e que se alimente normalmente, logo nos primeiros dias.



PERGUNTAS FREQUENTES


Tenho pouco osso, a cirurgia de implantes guiada resolve meu problema?

Talvez. A cirurgia de implantes guiada permite uma precisão maior que a convencional, e permite também uma “cirurgia virtual”, onde procuramos novos caminhos de ancoragem do implante. Caso seja possível, evitamos os enxertos ósseos, porém em alguns casos o enxerto ainda se faz necessário, mesmo com a cirurgia de implantes guiada.

Com a cirurgia de implantes guiada posso colocar o dente já no mesmo dia?

Muitas vezes sim. No caso de implantes múltiplos (protocolo sobre implantes) e áreas com boa ancoragem do implante, o paciente pode colocar o dente no mesmo dia. O planejamento é feito anteriormente e todo um projeto estético dos dentes já fica pronto. Após a cirurgia a boca do paciente é escaneada, e no mesmo dia temos o dente pronto para instalação final.

Dói fazer implante guiado por computador?

Não. Essa técnica, por dispor de mais precisão, menos tempo de instalação dos implantes e não haver corte, é feita sem nenhuma dor e com uma quantidade mínima de anestesia. Além disso com recuperação muito mais rápida se comparada a uma cirurgia convencional.